Algumas pessoas tem sugerido o tema dos dons espirituais para estudarmos sistematicamente neste tempo. Assim nesse primeiro momento veremos O dom da palavra de conhecimento.
Mas antes de qualquer coisa qual o propósito dos dons espirituais?
O apóstolo Paulo não deixa dúvidas quanto ao propósito dos dons espirituais.Cada dom foi concedido para fortalecer e edificar a igreja,(1°Cor 12:7).Visto ser a edificação o propósito primário dons dons espirituais, como poderia alguem concluir que foram tirados da igreja?Se esses dons edificaram a igreja nos primeiros séculos, por que não a edificariam no século XXI?
O Dom da Palavra de conhecimento:
A Palavra de conhecimento é a revelação sobrenatural de algum fato que existe na mente de Deus, mas que o homem, devido as suas limitações, não podia conhecer a não ser pela poderosa intervenção do Espirito Santo. É necessário ter em mente que Deus esta perpetuamente a par de cada por menor daquilo que acontece no universo, inclusive aquilo que se desdobra no íntimo da imaginação humana. Deus não nos concede esta faculdade de onisciência, que é exclusivamente divina, mas sim, por meio do Espirito santo, nos concede uma palavra ou porção ou parcela deste conhecimento, sempre visando um fim proveitoso.Não se trata de uma faculdade da sabedoria humana, que poderia quiçá ser obtida por meio de longos anos de pesquisa, é uma revelação que vem como um relampago a mente humana, apeasar de estar totalmente fora do alcance daquilo que o homem poderia ter sabido ou imaginado dentro das suas próprias limitações.
Existem quatro tipos de conhecimento:
1 - Conhecimento Natural ou Humano (Dn 12:4;1°Cor8:1).
Conhecimento adquirido por meios naturais e que pode ser aprendido em vários níveis de estudo.
2 - Conhecimento sobrenatural, mas não de Deus.
Este conhecimento pode ser adquirido por meios diabólicos, estudos de religiões falsas ou por meios de adoração de demônios.Este tipo de conhecimento é limitado e leva o praticante mais próximo a satanás e destruição. Conhecimento Sobrenatural é fora dos padrões divinos.O Cristão não deve se envolver nestas práticas (Deut 18:9-14)
como por exemplo:Espiritismo, adoração a ídolos,Nova era e Hinduismo).
3 - Conhecimento verdadeiro e Intelectual
É manifestado no conhecimento de Deus através de Jesus Cristo e a palavra (jo 17:3;Fil3:10).Salvação, o batismo no Espirito Santo e o estudo da palavra de Deus
nos traz o conhecimento da vontade de Deus (Sl 103:7;Is 11:9; 2Tm 2:15).O Conhecimento de Deus supera qualquer conhecimento adquirido no mundo secular. O Cristão deve desenvolver seu conhecimento pela palavra de Deus todos os dias.
4 - Dom da palavra de conhecimento
É uma revelação de fatos, uma porção ou uma parcela do conhecimento de Deus, que não são descobertos pelos processos naturais de ciência.
Exemplos da Palavra de conhecimento:
No Velho Testamento
Escolha de Saul (1 Sm 9:15-20;10:21-23)
Samuel Escolheu davi (1 Sm 16:7)
Pecado de Acã (Jz 7:19-21)
No Novo Testamento
Jesus conhecendo os pensamentos dos escribasv(Mt9:2-6)
Jesus conheceu filipe (Jo 1:47-50)
Jesus e a mulher samaritana (jo 4:17-18,29)
O Encontro do Jumento (Mt 21:2-3)
Pedro negando a Cristo (Lc 22:34)
Na Igreja Primitiva
Revalar o pecado de Ananias (At 5:3)
Revelar sobre Paulo (At 9:11-12,17)
Pedro e os servos de Cornélio (At 10:17-23)
Paulo na tempestade (At 27:10)
Propósitos do dom da palavra de conhecimento
Informar a aproximação de perigo ou julgamento (Jonas)
Revelar os segredos do homem (1°Cor 14:25)
Revelar a corrupção na igreja (At 5:3)
Encorajar os profetas de Deus ( 1°Reis 19-14)
Revelar conhecimento esquecido (Dan 2:1-13)
Convencer o pecador do seu pecado escondido (Jo 4:16-18)
Encontrar artigos perdidos (1°Sm 16:7).
Bibliografia: Apostila Verdades Pentecostais STPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário