Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Pastor na Igreja Batista Viva Yahweh Shammah - sede - Bomba do Hemetério - Recife-PE - Casado com Tatiana Santa Cruz e pai de Stefany Victória e Sophia Victória. "Instruir o povo na adoração a Deus e viver a simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo é a missão que me foi confiada".

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Música: Faltam professores para cumprir ensino obrigatório

O ensino de música se tornará obrigatório a partir de agosto de 2011 na Educação Básica. Mas, faltam professores com formação adequada e projetos pedagógicos com reflexão mais aprofundada sobre os conteúdos a serem ministrados.

Alguns Estados têm professores com formação adequada, outros não. A obrigatoriedade irá valer por conta da lei federal 11.769, de 18 de agosto de 2008, que deu prazo de três anos para os sistemas de ensino se adaptarem à nova exigência.

Mesmo com a inserção da música no cotidiano dos estudantes, ainda há questões a serem respondidas ou definidas pelos sistemas de ensino sobre quais profissionais irão ministrar o conteúdo, quantas aulas haverá por semana e como será a oferta de materiais pedagógicos específicos para este aprendizado.

Segundo a coordenação de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), o objetivo do novo conteúdo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para crianças e adolescentes.

O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Uma nova política definirá em quais séries da Educação Básica a música será incluída e com que frequência.

Fonte: Correio do Brasil

Um comentário:

  1. É bom saber que agora haverá emprego para os professores de música agora a classe será mais valorizada. Bem vindos as licenciaturas.

    ResponderExcluir