Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Pastor na Igreja Batista Viva Yahweh Shammah - sede - Bomba do Hemetério - Recife-PE - Casado com Tatiana Santa Cruz e pai de Stefany Victória e Sophia Victória. "Instruir o povo na adoração a Deus e viver a simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo é a missão que me foi confiada".

sábado, 27 de outubro de 2012

Sim, você pode falar “membra” Pastor e professor da língua portuguesa fala sobre livro que reúne o português e a Palavra de Deus em um mesmo lugar

Quem já não ouviu uma pessoa dizer “agora fulana virou membra da nossa igreja” e achou a frase um assassinato da língua portuguesa? Mas desde 2009, a palavra passou a ser aceita pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, VOLP, e pela Academia Brasileira de Letras. Essa e outras curiosidades, o pastor e professor, Samuel Ferreira ensina no livro “Com a Palavra, o Português”, lançado em julho deste ano.
A obra reúne o português utilizado no dia a dia com citações bíblicas. Samuel ensina a palavra com exemplos extraídos da Palavra de Deus. “Procuro ensinar o português e despertar o não crente a ler a Bíblia e o contrário também. Ensinar aqueles que gostam da Bíblia, a gramática da língua portuguesa”, diz Samuel. O professor explica que situações com erros gramaticais são recorrentes dentro das igrejas, como as frases: “Irmão, não pode idolatrar porque ela não é idola de ninguém”, “Nós somos todos unido” ou “é um previlégio servir o Senhor”.
Segundo o escritor, os principais erros são relacionados a advérbios invariáveis, conjugações e plural. Na forma oral, a linguagem não precisa ser culta, mas durante os cultos a língua formal é a mais aconselhada pela variedade do público que assiste, ensina Samuel. “Uma vez estava em uma reunião com uma pessoa e a cada minuto ela fazia uma observação de um erro que o pastor pronunciava, então percebo que a falta do bom português dificultou a absorção da Palavra de Deus pelo meu irmão”.
Samuel sorri ao mostrar opróprio livro
Samuel ainda acrescenta que muitos cristãos leem a Bíblia apenas durante os cultos do final de semana. “As escrituras são ricas e cheias de informações que produzem vida no nosso espírito e nos dão conhecimento. Sua leitura é totalmente imprescindível”, conclui.
O segredo da boa oralidade e escrita é falar com simplicidade coisas complexas. Jesus partia deste princípio ao usar do conhecimento do povo para passar o conhecimento do reino de Deus. O professor Samuel ensina que um dos versículos da Bíblia diz que a multidão se admirava com a doutrina de Jesus, pela forma clara e a autoridade que ensinava.
“Com a Palavra, o português”
No livro essa e outras dicas são transmitidas a partir de referências bíblicas. São 1800 citações em 12 versões diferentes. Samuel produziu o conteúdo em 10 anos de pesquisa. Na obras, encontram-se também histórias engraçadas, origens das palavras.
Fonte: Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário