Texto: Mateus 19:4-6
Introdução:
Em nosso tempo muitas pessoas não tem dado o devido valor a família e ao casamento.Tais pessoas afirmam que o casamento e a família são meras convenções sociais e que assim podem ser mudadas de acordo com a nossa vontade.Contudo isto não é uma verdade; pois o casamento e família são idéias de Deus.São criação de Deus e a bíblia afirma que tudo o que Deus criou é bom!De acordo com o texto podemos aprender um pouco com Jesus Cristo.
Verso 4. A Família é Iniciada por um casal, um homem e uma mulher.
Família é um conjunto de homem, mulher e filhos, e não o contrário como alguns grupos tem difundido através de passeatas, novelas e outros artifícios de comunicação.ler – Gênesis 2:18-24.
Verso 5(a) Os dois formam um novo vínculo, deixando pai e mãe.
Antes as satisfações eram dadas aos pais, agora serão dadas ao marido ou a esposa.Antes os pais tinham responsabilidades de cuidar, vestir, alimentar ,educar agora são deveres dos cônjuges.
Verso 5(b) A união e a entrega recíproca devem ser completa.São uma só carne.
Implica na compreensão de que um vive para o outro.Contudo ser uma só carne, não significa abdicar da personalidade ou dos direitos pessoais, mas implica que haverá entre os dois um sentimento de cumplicidade, consentimento mútuo, concordância e parceria.Assim o casamento é uma realização para os dois.
Verso 6 Deus não deseja que o casal se separe
Este tem sido um grande desafio para os nossos dias. A dureza do coração do ser humano tem sido tão intensa que se tem desconsiderado o que se construiu em toda a vida de casado e em conseqüência se tem desvalorizado o plano de Deus para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.
Aplicação:
Então o que fazer?
Tenha uma boa comunicação, existem algumas palavras que salvam o relacionamento.
1°Eu estava errado: Saiba reconhecer os seus erros e você receberá perdão.
2°Desculpe eu amo você:Você estará reafirmando o compromisso de amor.
Billy Graham costumava dizer que “o perfeito casamento é a união de três pessoas:Um homem, uma mulher e Deus”.
Conclusão:
Deus precisa ser sempre o centro da união e do amor de cada casal casado afim de que tenhamos casamentos sadios e famílias felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário