Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Pastor na Igreja Batista Viva Yahweh Shammah - sede - Bomba do Hemetério - Recife-PE - Casado com Tatiana Santa Cruz e pai de Stefany Victória e Sophia Victória. "Instruir o povo na adoração a Deus e viver a simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo é a missão que me foi confiada".

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Atributos Naturais De Deus!

Introdução
Os atributos de Deus são aquelas qualidades que o constituem o que de fato ele é. São as características de sua natureza.
Atributos não são atos ou desempenho de uma função que Deus realiza, tais como:criar, guiar e preservar.Os atributos são então qualidades permanentes.Não podem ser adquiridas ou perdidas, são intrínsecas!
I – Espiritualidade
É o atributo natural mais básico da pessoa de Deus.Deus é espírito, ele não possui uma natureza física. Ler – João 4:24; 1Tm 1:17; 6:15-16 são textos referentes a sua invisibilidade que são características de um espírito.Por ser espírito ele não é limitado a um ponto geográfico ou espacial. Ler – João 4:21 e Atos 17:24.
Mas como responder a passagens que Deus é mostrado como possuidor de aspectos físicos?
A resposta é Antropomorfismo_ Tentativa de expressar a realidade de Deus por meio de analogias humanas.
No Antigo Testamento Deus aparece em forma física em manifestações temporárias. Jesus nos mostra em Lucas 24:39 que espírito não tem carne!
Então Deus como Espírito:
A) Não pode ser representado como um objeto ou figura física.
B) Não se limita a o espaço, logo não pode ser contido ou controlado.
II – Unicidade
É o estado ou qualidade de único. Há um acordo universal quanto à significação do número um. Em todas as línguas é um símbolo da unidade e nas escrituras é o símbolo da unidade Divina. Ler – Mateus 23:19; Romanos 3:30; 1°Coríntios 8:4 Gálatas 3:20.
Encontramos que há uma exortação Divina, um só Deus!Êxodo 20:3 nos mostra que o primeiro é único logo não pode haver dois primeiros. Deuteronômio 6:4 é um texto clássico usado pelas testemunhas de Jeová no sentido de diminuir a divindade de Jesus e do Espírito Santo, contudo o verso quer mostrar uma unidade composta na divindade nosso Deus(Elohim) no hebraico esta no plural.
III – Eternidade
O tempo marca uma extensão, marca o início da existência criada e como Deus não tem princípios de dias o tempo não se aplica a ele, portanto Deus é eterno; atemporal, totalmente fora do tempo.
Então ele é aquele que sempre é, foi e sempre será.Ler – Salmo 90:1e2;Judas 25; Apocalipse 1:8; 21 :6; 22:13.
IV – Onipresença
Oni – Dá a idéia de universalidade. Presente – Aqui, perto de, próximo a ...Logo Deus está em todo lugar, perto de tudo.Deus é infinito, sem fronteiras sem limites.Para Deus a distância não tem sentido. Jeremias descreve sua onipresença 23:23-24.
V – Onipotência
Mostra-nos o supremo poder pessoal de Deus. O universo não foi criado pela força braçal de Deus, mas pelo poder de sua palavra. Faça-se....Gênesis 1:1; 17:1; Ezequiel 10:5 Daniel 3:17 Apocalipse 19:6.Tudo esta no controlo de Deus, até o diabo só age mediante a liberação de Deus. Ler - Jó 1e2.
VI – Onisciência
Como em Deus tudo é infinito, sua inteligência é infinita. Deus conhece todas as coisas porque o seu conhecimento é infinito. Ler – Gênesis 18:18; 19:2 Salmo 94:4 Provérbios 15:3 Isaias 29:15.O conhecimento de Deus é perfeito ele não precisa estudar ou pesquisar no Google, pois o seu conhecimento do passado, presente e futuro é instantâneo.
VII – Soberania
Deus é soberano e ele tem o direito absoluto de governar suas criaturas e delas dispor como lhe apraz. Ler – Daniel 4:35; Mateus 20:15 ; Romanos 9:21.
Aplicação e Conclusão
Já que dizemos ser servos de um Deus que é oni e possuidor de todas essas características supracitadas é necessário que reflitamos a respeito de como temos vivenciado o nosso cristianismo. Existem cristãos que se referem à pessoa de Deus como se estivessem referindo-se a um qualquer.Nesses dias estava assistindo a um programa de TV e a pessoa que dirigia o programa dizia com muito orgulho que fizera uma oração e que disse a Deus o seguinte:“Se o Senhor não operar o milagre eu vou embora e não termino nem o culto” queridos será que o nosso Deus todo poderoso, onisciente, onipresente, único e soberano deve ser tratado desta forma?Desde quando o escravo dita ordens ao seu senhor?Desde quando o criador obedece à criatura?Amados irmãos devemos ter cuidado para não cairmos em tais práticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário